

A Lapa, Rua do Ouvidor, Escravos de ganho,1845 Louis Buvelot Acervo: Biblioteca Nacional

Estação das barcas - Praça 15 de novembro, próximo a Rua do Ouvidor Acervo: Biblioteca Nacional

Philodendron Selloum Flora Brasiliensis Acervo: Biblioteca barbosa Rodrigues


A Lapa, Rua do Ouvidor, Escravos de ganho,1845 Louis Buvelot Acervo: Biblioteca Nacional

Estação das barcas - Praça 15 de novembro, próximo a Rua do Ouvidor Acervo: Biblioteca Nacional

Philodendron Selloum Flora Brasiliensis Acervo: Biblioteca barbosa Rodrigues
As exposições virtuais permitem um alcance de visualizações muito maior que as exposições físicas. Jamais substituirão a sensação de estar no lugar, de caminhar tranquilamente enquanto se apreciam as imagens, os textos e os objetos, sempre com uma iluminação envolvendo todos esses personagens e depois de fazer a visita na exposição poder visitar o entorno, tomar um café, encontrar um amigo e comentar sobre o que viu. Isso é insubstituível.
A vantagem da exposição virtual é aproximar aquele que está longe, inserir mais conteúdo que não foi possível inserir na exposição física e permitir um livre acesso, ir e voltar a qualquer momento, tirar uma dúvida, obter uma referência, estudar mais sobre o assunto ou mesmo, apreciar novamente.
Nestes tempos de isolamento, tivemos que nos recolher nas nossas casas, aprender outras maneiras de estar sem ir, de se divertir sem correr riscos. Seja por um motivo ou por outro, as exposições virtuais tem seu lugar na nuvem.
Acesse sem preocupação.
As exposições virtuais permitem um alcance de visualizações muito maior que as exposições físicas. Jamais substituirão a sensação de estar no lugar, de caminhar tranquilamente enquanto se apreciam as imagens, os textos e os objetos, sempre com uma iluminação envolvendo todos esses personagens e depois de fazer a visita na exposição poder visitar o entorno, tomar um café, encontrar um amigo e comentar sobre o que viu. Isso é insubstituível.
A vantagem da exposição virtual é aproximar aquele que está longe, inserir mais conteúdo que não foi possível inserir na exposição física e permitir um livre acesso, ir e voltar a qualquer momento, tirar uma dúvida, obter uma referência, estudar mais sobre o assunto ou mesmo, apreciar novamente.
Nestes tempos de isolamento, tivemos que nos recolher nas nossas casas, aprender outras maneiras de estar sem ir, de se divertir sem correr riscos. Seja por um motivo ou por outro, as exposições virtuais tem seu lugar na nuvem.
Acesse sem preocupação.
Natureza impressa em livro
Exposição temporária realizada no Museu do Meio Ambiente (MuMA), comemorativa dos 450 anos do Livro de Dioscórides e da cidade do Rio de Janeiro. O livro, de 1565, faz parte do acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues é uma tradução latina feita por Pietro Andrea Mattioli (1501-1577) do livro De Materia Medica, do grego Dioscórides, e se tornou uma referência para os que estudavam os benefícios medicinais das plantas.
A obra contém ilustrações e descrições de plantas, animais e minerais que eram utilizados para fins terapêuticos no século XVI. A maioria das quase 900 gravuras estão aquareladas.
A qualidade tipográfica merece destaque. A tipografia de Vincenzo Valgrisi seguiu uma linha de trabalhos que vinha realizando na época, bem como a tradição veneziana, que priorizava o uso do itálico e da redonda. Mancha de texto impecável e generosas bordas são algumas características da obra.
Projeto museográfico e direção de arte
fevereiro de 2015
Cliente: JBRJ
Curadoria
Alda Heizer (DIPEQ)
Aline Cardoso Cerqueira (MuMA)
Produção executiva
Renato Pizarro Drummond (MuMA)
Projeto arquitetura
Léa Therezinha Alves de Carvalho (MuMA)
Renan Lemos (estagiário de arquitetura/MuMA)
Pesquisa e redação de textos
Bruno Martins Boto Leite (UFOB)
Fabiano Cataldo de Azevedo (Unirio)
Aline Cardoso Cerqueira (MuMA)
Alda Heizer (Dipeq)
Luis Alexandre Estevão da Silva (Dipeq)














